ANEXO I

Programa das disciplinas

 LÍNGUA PORTUGUESA

I – Programa:
As questões de compreensão e interpretação visam a averiguar a capacidade do vestibulando, quanto à(ao):
– significado global do(s) texto(s);
– estabelecimento de relações intertextuais e intratextuais;
– reconhecimento das idéias principais e secundárias;
– dedução de idéias e pontos de vista implícitos no(s) texto(s);
– captação da linha argumentativa do autor;
– diferenciação entre fatos e opiniões;
– reconhecimento das diferentes “vozes” dentro de um texto;
– identificação do significado de palavras, expressões ou estruturas frasais em determinados contextos;
– análise do(s) texto(s), do ponto de vista da unidade temática e estrutural;
– reconhecimento da natureza dominante de um texto (quanto ao gênero: conto, artigo, carta, etc.; ao tipo: dissertativo, descritivo, narrativo, etc.; ao registro: formal, informal; à variedade: padrão, não-padrão; à modalidade: oral, escrita).


II – Sugestões bibliográficas:

1.    CEREJA, W. Roberto;  MAGALHÃES, Thereza. A literatura brasileira. São Paulo: Atual, 1995.
2.    FARACO, Carlos E.; MOURA, Francisco. Língua e literatura. São Paulo: Ática, 1999.
­­­3.    FARACO, Carlos Alberto; TEZZA, Cristóvão. Prática de texto: língua portuguesa para nossos estudantes. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
4.    GARCIA, Othon Moacir. Comunicação em prosa moderna. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1999.
5.    HOHLFELDT, Antônio. A literatura catarinense  em  busca  de  identidade (romance). Porto Alegre: Movimento, 1994.
6.    ______, Antônio. A literatura catarinense  em  busca  de  identidade (conto). Porto Alegre: Movimento; Brasília: Instituto Nacional do Livro, 1985.
­­­7.    LOCKS, M. Lourdes; OLIVEIRA, Sidneya; FERRAZ Selma.  Desmistificando a redação. Florianópolis: Pallotti, 1997.
­­­8.    NICOLA, José de. Literatura brasileira. São Paulo: Scipione, 1995.
­­­9.    NICOLA, José de.; TERRA, Ernani.  Práticas de linguagem. Leitura e produção de textos. São Paulo: Scipione, 2001.
10.   PLATÃO, Francisco; FIORIN, J. Luiz. Para entender o texto. 16. ed. São Paulo:  Ática, 2000.
15.   Gramáticas normativas, em geral.

 

CONHECIMENTOS GERAIS

I- Programa:
A prova de Conhecimentos Gerais abordará temas de Libras, Cultura Surda, História, Geografia, Biologia e Educação de Surdos.  Abrangendo questões sobre os seguintes tópicos:
- Fenômenos discutidos na atualidade: a globalização, o homem e sua relação com o meio ambiente e as viroses emergentes e suas profilaxias;
- Planejamento familiar do brasileiro: considerações sociais e biológicas sobre a reprodução, nutrição e saúde.
- Brasil: a posição geográfica, os aspectos físicos, os ecossistemas, a divisão regional, a população e o atual contexto eleitoral;
- Comunidade surda: organização política e cultural no Brasil e no mundo;
- LIBRAS: conhecimento do léxico e aspectos gramaticais;
- Educação Bilíngüe para surdos: pressupostos teóricos e legais;


II - Sugestões Bibliográficas:

  1. ALMEIDA, Lúcia Marina Alves de.; RIGOLIN, Tércio Barbosa. Geografia. Novo Ensino Médio. São Paulo. Editora Ática, 2005. V. único.
  2. CAPOVILLA, Fernando César, Walkiria Duarte Raphael. Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trinlíngüe da Língua de Sinais Brasileira I e II, São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2001.
  3. FELIPE, Tanya A. Libras em Contexto. Programa Nacional de Apoio à Educação dos Surdos, MEC: SEESP, Brasília, 2001.
  4. FIGUEIRA, Divalte Garcia. História. Novo Ensino Médio. São Paulo. Editora Ática, 2003. V. único.
  5. QUADROS, Ronice Muller de. Educação de Surdos. A aquisição da linguagem. Porto Alegre: Ed. Artes Médicas, 1997.
  6. PAULINO, Wilson Roberto. Biologia. Novo Ensino Médio. São Paulo. Editora Ática, 2000. V. único.
  7. VELLOSO, Fernando de Castro. Informática: conceitos básicos. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 1997.
  8. Revista da Feneis. Ano VI, n° 27,  janeiro a março de 2006.